passar-em-concurso-público-em-1-ano   Como montar um Cronograma de estudos eficiente

 

De uma coisa eu não tenho dúvidas: podemos ter as melhores matérias, as melhores vídeo aulas, com os melhores professores… mas se não tivermos um bom planejamento de estudos para passar em concurso, e executá-lo com disciplina, não obteremos êxito nessa jornada.

Sabe porquê?

Por que somos procrastinadores natos! E é nesse “deixa pra depois” que a matéria se acumula e quando vamos ver o dia acabou, passaram-se semanas, meses, e até mesmo o ano. Ou seja, o planejamento de estudos, com disciplina também será um fator crucial neste processo!

Por isso, a primeira estratégia é colocar no papel toda a nossa rotina, para que possamos visualizar efetivamente qual é o tempo disponível para encaixar os estudos na rotina diária. É nessa hora que, como num passe de mágicas, conseguimos visualizar e aproveitar melhor aqueles trinta minutinhos no intervalo do almoço para resolver questões, ou aquela uma hora de translado até o trabalho e na volta pra casa – para quem mora nas grandes capitais, o tempo desperdiçado no trânsito é muito grande. E acredite! cada minuto é precioso!

Entre as várias formas de criar um plano de estudos, destaco aquela realizada de forma simples, em uma planilha no Excel mesmo.

Relacione todas as suas atividades diárias. Sugiro que nomeie as colunas com os dias da semana e as linhas com os horários – de meia em meia hora, para te dar uma visão mais detalhada do seu tempo. Veja o exemplo abaixo:

Após relacionar suas atividades, os horários que ficarem livres são os horários em que você poderá organizar a sua rotina de estudos, veja o exemplo abaixo, para quem trabalha o dia todo e estuda a noite e no final de semana:

passar-em concurso-público-em-1-ano

Veja, que neste exemplo, vamos aproveitar os trinta minutinhos na ida e na  vinda do trabalho, ouvindo as aulas ou assistindo vídeo aulas.

Vamos aproveitar também, aqueles trinta minutinhos do almoço, que na maioria das vezes desperdiçamos fazendo “vários nadas” .

Com isso, veja que já conseguimos 01:30h do nosso dia para estudar, sem fazer muito esforço.

Juntando com as duas horas ininterruptas de estudos a noite, já temos 3:30h de estudos por dia. E no final de uma semana, 29:00 horas líquidas. Tudo isso sem prejudicar nossa rotina de atividades física nem a vida social.

Este é somente um exemplo prático e fácil de iniciar seu planejamento! Com o tempo você pode ir aperfeiçoando o cronograma de estudos e consequentemente ir otimizando o seu aprendizado.

Monte o seu, de acordo com a sua realidade e veja como seus estudos serão bem mais produtivos.

 

error: Content is protected !!